terça-feira, 18 de maio de 2010

Desaparecem referências sobre a lei do Ar Condicionado na internet

Estava procurando várias referências a essa lei que obriga os ônibus intermunicipais a virem equipados com ar condicionado até 2016 na internet para verificar se a lei é municipal ou intermunicipal. Como sei, as olimpíadas ocorrerão apenas na capital do RJ e o cronograma deixa claro que a medida tem muito a ver com o evento. Afinal, no município do RJ também circulam linhas intermunicipais, controladas pelo Detro.

Ao procurar vários tipos de palavras chave, notei que sumiram quaisquer referências relacionadas a tal lei. Isso pode indicar que a lei pode ter sido revogada. Ainda não vi também a publicação de nenhum ato de revogação.

Acho pouquíssimo possível a lei ser para todo o estado. Instalar ar condicionado nos ônibus é caro e mantê-los em funcionamento, com manutenção e limpeza adequadas é mais caro ainda e também, não é qualquer linha que realmente necessite de veículos equipados. Uma linha como "Base Naval - Praia do Sudoeste" da Salineira, por exemplo, é muito simplória para ter carros com ar. A própria Salineira cancelou há muitos anos o serviço com ar.

Mas em comunidades do Orkut e nos Fotopages, há uma multidão de busólogos que insiste de maneira teimosa, com base da interpretação errada do texto, que a lei é estadual e que todas as linhas do Detro terão carros com ar e que a lei nada tem a ver com olimpíadas. Como, se segue o cronograma dos jogos olímpicos de 2016? Será "coincidência"?

Essa insistência parece coisa de criança que insiste em dizer que Papai Noel existe, só porque viu um cara vestido como tal, sentado numa praça de um shopping center. Não devemos confundir o que queremos com o que acontecerá.

As recentes aquisições das empresas já começam a denunciar que a maior parte desses busólogos está errada. Se uma empresa que não serve a capital do RJ adquire carro com ar, como a Vera Cruz 104, de Duque de Caxias, poda não ter nada a ver com a tal lei, podendo ser por decisão da empresa ou do município da qual a empresa pertence. Mas as empresa sque não servem a capital em sua maioria está preferindo comprar carros sem ar.

Vamos aprender a ler, a pensar, parar de beber cerveja, de ouvir música brega e de bater com a cabeça na parede. Cérebro é um patrimônio valioso, feito para raciocinar, e checar uma informação nunca é demais. O que não pode é tomar uma informação falsa ou mal interpretada e sair por aí anunciando a tal como decreto absoluto.

Como diz Descartes, "Para pesquisar a verdade é preciso duvidar, quanto seja possível, de todas as coisas, uma vez na vida."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.