quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Porque busólogos reagem com revolta quando a pintura padronizada é criticada?

Uma coisa estranha acontece nos fóruns de ônibus. Toda vez que alguém faz uma menção negativa, mesmo leve, à moda de colocar uniformes da prefeitura nos ônibus, conhecida como "Pintura Padronizada", os busólogos se revoltam, recorrendo ao bordão "pare de falar besteira" ou sinônimos disso. 

E nota-se que são vários busólogos a repetirem o mesmo refrão, num sinal de falta de criatividade  (ou seria um busólogo assinando com vários nomes e se identificando com várias fotos - deveria ser o contrário, não é?: vários busólogos e uma só identidade). Mas porque reagem desta forma?

Poderiam ignorar as críticas ou reagir de forma mais civilizada. Mas como gostaram desta forma de que cada cidade uniformiza os ônibus da sua maneira, acreditando ser isso um progresso (muitos deles, desinteressados na parte operacional dos sistemas de transporte, se mostram indispostos a se aprofundar em questões que estão longe de seus interesses maiores, no caso chassis e carrocerias), quando na verdade, além de ser um retrocesso, não possui nenhuma vantagem, a não ser fazer propaganda das prefeituras, inventando para a população que os ônibus pertencem à prefeitura.

Será que justamente por saberem que a pintura padronizada, apesar de agradável aos olhos dele, não ter nenhuma vantagem técnica e prática, os faz agir com tanta agressividade? Se a aplicação da pintura padronizada fosse justificável, certamente seus defensores agiriam com maia racionalidade e calma. Usam a agressividade e termos ofensivos para defender a padronização porque sabem que não há argumento lógico para defendê-la. Típico de quem defende algo que é supérfluo e/ou nocivo.

Mas porque será que defendem com unhas e dentes esta padronização? Será que eles estão ganhando vantagens com a pintura padronizada? Será que eles pensam que a pintura padronizada é a condição sine qua non para a adoção de veículos com configurações avançadas (ar condicionado, motor traseiro, piso baixo, articulados, etc.)? Se usassem melhor o cérebro iriam perceber que não. Ou "tem gato na tuba" e estão acontecendo coisas que só eles podem saber?

Como eu falei aqui, a pintura padronizada nada tem de vantajoso. A defesa apaixonada pela colocação de uniforme em ônibus, tirando a identidade de empresas (curioso que os busólogos fazem questão de manter a identidade deles) e impondo uma monotonia que vai contra a vocação brasileira à diversidade.

Ou vocês busólogos gostariam que a prefeitura lhes obrigasse a usar uniformes escolhidos por prefeitos toda vez que tiverem que sair de casa? Imaginem isso, se vocês se consideram inteligentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.