quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Porque os busólogos gostam da padronização visual

Conversando com um amigo meu que não curte ônibus, ele questionou se os busólogos não ficaram chateados pelo fato de que todos os ônibus de uma cidade passarem a ter uma mesma estampa de pintura. Eu falei que a maioria dos busólogos na verdade gostou e quem não estava gostando eram os passageiros. Ele achou estranho. Mas há uma explicação para isso.

Busólogos sabem como identificar um ônibus. A padronização visual não é um problema para eles, capazes de identificar um modelo de chassis de olhos fechados. Observando alguns detalhes, para os busólogos é muito fácil saber de que cerro é uma empresa, sem precisar forçar a vista para ler o miúdo nome da empresa estampado próximo ao gigantesco nome da cidade.

Um exemplo. Se dois determinados carros da mesma carroceria e chassis e de mesma pintura, uma das empresas só comprar bancos azuis enquanto as outras só compram bancos pretos, já dá para perceber de qual empresa é o de bancos azuis.

E é só um exemplo. Há casos que detalhes bem mínimos, quase imperceptíveis, favorecem a identificação por busólogos, normalmente atentos a qualquer detalhe, por menor que seja.

Isso explica porque a maioria dos busólogos aprova a padronização visual enquanto os passageiros, que geralmente identificam o seu ônibus pela estampa da empresa, reprovam totalmente a medida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.