domingo, 2 de setembro de 2012

Entendendo as polêmicas entre os busólogos

Nota-se na busologia, sobretudo a carioca, um aumento na quantidade de brigas e confusões, muitas delas gerando inimizades e muita trolagem ofensiva e até danosa. Muita gente não entende como é que tantas brigas podem surgir de um hobby.

Analisei a questão, já que essas polêmicas ocorrem há muito tempo. Não tenho uma explicação definitiva, mas tenho uma hipótese bem provável. É uma boa justificativa, observada nas características de boa parte das polêmicas envolvendo busólogos.

O principal motivo para estas discussões está em relação ao serviços dos ônibus. Como sabemos, busólogos, na verdade, são admiradores e "estudiosos" (prefiro colocar aspas para destacar a relatividade deste significado) em ônibus. Para eles o que interessa são os veículos e seu funcionamento. 

Ou seja, o foco é direcionado para o veículo em si - principalmente em relação ao chassis - do que o sistema de linhas e a atuação destes veículos nelas. Um exemplo: um busólogo qualquer observa um ônibus e elogia o carro de acordo com a potência do motor, a resistência do chassis, o aspecto estético da distribuição de rodas, o encaixe da carroceria, ou aspectos puramente estéticos, etc. Se a linha por onde ele vai rodar é bem servida ou não, isso foge de seu interesse. Até porque muitos busólogos possuem automóvel, usando os ônibus apenas como objeto de admiração.

Muitas brigas ocorrem de acordo com os serviços, já que alguns busólogos passam também a focar os serviços, contrariando a maioria que, leiga neste aspecto, passa a defender incoerências a respeito de como as linhas devem ou não ser servidas.

Curiosos que as polêmicas quase sempre giram em torno de ônibus urbanos, já que há maior consenso entre os busólogos em relação aos serviços rodoviários.

Torcemos para que um consenso surja e que os busólogos que teimam em defender incoerências, usem melhor o discernimento e aprendam a ouvir as opiniões alheias, deixando de utilizar a busologia para fortalecer a vaidade pessoal, entendendo que quem entende melhor de ônibus, é o passageiro, que sofre todos os dias para pegar o seu transporte, conhecendo melhor que características devem ter os vepiculos que o servem, para garantir rapidez e conforto para o seu deslocamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.