sexta-feira, 11 de junho de 2010

Acidente de ônibus em Curitiba mata duas pessoas

Sabemos que acidentes de ônibus acontecem em qualquer padrão de sistema de transporte, mas o que chama atenção aqui é que o acidente só reforça e agrava a situação do sistema curitibano, já mostrando sua dramática decadência, comprovada com as queixas de muitos passageiros na imprensa local.

Outros acidentes trágicos já ocorreram nos últimos anos, e neste caso torna-se muito grave diante da pretensa imagem de "perfeição" do sistema curitibano, que no entanto dissimula um sistema baseado no poder sobrecarregado da Secretaria de Transportes, do visual padronizado que dificulta a identificação de cada empresa e na falta de autonomia operacional das empresas envolvidas, transformadas em meras "associadas" de uma paraestatal que controla as linhas e monitora a renovação periódica das frotas.

Há indícios de pressões profissionais e falta de manutenção, porque o motorista sofreu um mal súbito, meses depois de fazer exame médico e não ser dispensado pela empresa, e também porque houve provável falha mecânica no ônibus que, por sinal, já está velhinho.

O acidente em questão aconteceu quando o ônibus não conseguiu parar diante de um sinal vermelho e, batendo em um táxi e um carro, invadiu uma loja e causou a morte de duas pessoas, uma delas no hospital. Mais de 20 pessoas saíram feridas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.