sexta-feira, 9 de abril de 2010

"Radio Leão" é agora fonte oficial?

Nessa onda de confundir fatos com opiniões e opiniões com fatos, muitas informações se embolam, fazendo com que fatos ainda não confirmados se transformem em verdades inquestionáveis.

Recebi uma mensagem de um cara que havia lido umtexto falando que a Nova torino é G7 sim. Mas o texto era escrito por um busólogo e falavada conveniência em apelidar o modelo de G7 por razões que eu entendi como subjetivas. O site da Marcopolo ainda classifica a nova Torino como G6. Mas tem gente maria-vai-com-as-outras que acha que tudo que a maioria faz ou segue está correto (ê futebol, ê ô, ê futebol, ê, ô...), que é só a maioria chamar o modelo de G7 vira decreto e ponto final.

Outro caso gerou um desentendimento entre eu e um integrante da equiipe OCD, auto-apelidado de Churros, que insistia em defender a tese, ainda não confirmada de que todas as linhas controladas pelo Detro serão servidas por veículos com ar-condicionado. O texto sobre a lei não deixa claro isso e fala apenas em "linhas intermunicipais do Rio", o que pode ser entendido como "linhas intermunicipais do município do Rio". A capital do RJ é servida por linhas municipais e intermunicipais, ora. Churros estranhamente ficou com um ódio incontrolável quando eu questionei a validade de sua fonte.

Para quem é esperto, sabe que a lei foi criada unicamente para "inglês ver", ou seja, para que o transporte da capital do RJ se mostre eficaz e eficiente durante as olimpíadas. Os prazos estipulados pela lei seguem direitinho o cronograma olimpico. Dizer que esta lei nada tem a ver com olimpíadas é muita coincidência, já que instalar e utilizar ar condicionado nos ônibus é bastante oneroso. Não é algo que as autoridades façam por "pura bondade". E empresas de pequeno porte poderão não fazer manutenção adequada nos aparelhos, o que poderá ser fatal. Ar condicionado é um potencial depósito de bactérias mortais, quando não higienizado adequadamente. Churros não sabe o que lhe espera.

Os dois casos que citei mostram que os busólogos estão confiando demais em fontes não oficiais, apelidadas pelos mesmos de "Rádio Leão". Basta uma informação não confirmada se estabilizar para se transformar em verdade. Brasileiros odeiam o nazismo, mas seguem as lições de seu principal publicitário, Joseff Goebbels:"mentira contada várias vezes se transforma em verdade". Pelo menos o ódio do Churros me soou bastante nazista.

Ao invés de confiar em informações não oficiais, devemos primeiro procurar fontes confiáveis, para que as informações se confirmem. Usar informações para se auto-afirmar ou provocar brigas é um sinal de imaturidade e falta de respeito ao próximo e principalmente à fonte de tal informação. Informações não são brinquedo para se fazer o que quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.